Jejum, compilações para instruções

Vamos aprender um pouco mais sobre o Jejum?

Fiz algumas compilações de textos tirados das fontes abaixo citadas, para aprendermos um pouco mais sobre essa disciplina espiritual tão importante para a igreja do Senhor.

 

O QUE É O JEJUM

Citação de C. Robert Marsh Citação Retirada do Novo Dicionário Ilustrado Vida, página 885: "Jejuar e abster-se de ingerir alimento. A Bíblia descreve três formas principais de jejum". O jejum normal envolve a abstinência total de comida. Em Lucas 4:2 há o registro de que Jesus " não comeu nada"; depois ele " teve fome". Jesus absteve-se de comer, mas não de água. 
Em Atos 9:9 lemos quê paulo fez um jejum absoluto de 3 dias " não comeu nem bebeu". A abstinência tanto de comida Quanto de água parece não ter durado mais do que 3 dias (Esdras 10:6, Ester 4:16).

O jejum parcial ou jejum seletivo, em Daniel 10:3 ressalta a restrição da dieta, mas não abstinência completa. O contexto mostra que houve benefícios físicos resultantes desse jejum parcial. No entanto, esse versículo indica que houve uma revelação da Daniel em consequência desse período de jejum.

O jejum é a abstenção de comida por um período quando o fiel busca conhecer a Deus por meio de uma experiência mais profunda. Deve ser feito como um ato diante de Deus em particular na busca pessoal de Deus - (Êxodo 34:28; 1 Samuel 7:6, 1 Reis 19:8, Mateus 6:17).

O jejum deve ser feito com o objetivo de buscar conhecimento mais profundo de Deus (Isaías 58, Zacarias 7:5). O jejum está ligado a um período de confissão (Salmo 69:10). O jejum pode ser um tempo para buscar a experiência de oração mais profunda e se aproximar de Deus em oração insistente (Esdras 8:23, Joel 2:12). 
 
A Igreja Primitiva jejuava muitas vezes na busca da vontade de Deus para a liderança da igreja local (Atos 13:2-3, 14:23). Quando a Igreja Primitiva queria conhecer a mente de Deus, um tempo de oração e jejum - E Jesus disse que Seus discípulos jejuariam quando ele deixasse a Terra (Marcos 2:20).
 

COMO JEJUAR?

Citações do Livro FAMÍLIA CHAVE DE ORAÇÃO, REX HMBARD, 1978:  Por isso, como cristãos, devemos também jejuar para podermos resistir à grande pressão espiritual que cai sobre este mundo perdido e próximo do fim. O jejum não precisa durar 40 dias. Pode ser um jejum de 20 dias, um jejum de 2 dias ou mesmo de uma refeição. Tudo depende da situação pela qual estamos orando, e da orientação do Espírito Santo. A duração do jejum não é o ponto importante – o importante é nossa obediência a Deus ao jejuarmos. A oração precisa sempre acompanhar o jejum. Não se trata apenas de omitir uma refeição. Mais do que isso, temos que nos colocar à disposição de Deus para que Ele realize o Seu trabalho.
 

MINISTÉRIO DA FÉ POTENCIALIZADO PELO JEJUM

Citações do Livro, O PODER SECRETO DA ORAÇÃO, de Maesh Chavda, Editora Dynamus; " Eu somente sei que a perda desta prática bíblica tem feito com que a Igreja não desfrute da plenitude do poder e da plenitude da intimidade com Jesus, que Deus deseja tanto que tenhamos. Jesus espera que você jejue e ore. Em Mateus 6:5-7, Ele não disse: "Quando você sentir o desejo de orar..." De maneira alguma! Mas o Senhor docemente nos diz três vezes: "E quando orares... "

Da mesma maneira, o nosso Senhor jamais disse: "Se um dia você decidir a jejuar, embora eu saiba que isso seja quase impossível para você..." em Mateus 6:16, 17. Ele simplesmente disse “... quando jejuardes... " Ele não nos deu uma segunda opção. Ele considerou estas práticas como algo natural, inerente à vida Cristã Em outras palavras, o Senhor deixou bem claro a Seus discípulos e interlocutores que a "oração" e o “jejum" desempenhariam um importante papel em suas vidas após a Sua partida. As palavras do Senhor não mudaram e ainda são válidas em nossos dias. Se você é um discípulo do Senhor Jesus também orará. Se você é um discípulo, então você jejuará.

O desejo do Senhor é liberar sobre nossas vidas porção dobrada de Sua unção de tal maneira, que sejamos capazes de trazer sempre que for preciso, uma palavra de autoridade para cura, libertação e restauração. Se tivermos esta porção da unção do Senhor em nosso viver diário, seremos capazes de liberar uma palavra com a mesma autoridade daquela que os discípulos testemunharam na libertação daquele menino epilético. 
 
Amados, estamos presenciando o mundo sendo devastado ao nosso redor, portanto, já é tempo de realizarmos as obras de Jesus para transformá-lo.

No livro de Joel, a palavra veio ao profeta "intimando" os anciãos, os filhinhos, os que mamam e até mesmo o noivo e a noiva, que esperavam pela cerimônia de casamento, a se consagrarem" como nação diante do Senhor (veja Jl 2:15). A oração para a restauração era urgente. Deus respondeu a oração daquele povo com uma grande promessa concernente aos últimos dias que somente começou a se cumprir no dia de Pentecostes, no livro de Atos, e está sendo manifesta, como nunca antes, em nossos dias.

“E há de ser que depois, derramarei do meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos mancebos terão visões; e também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito”. (J1 2:28,29)

A única pré-condição para que o Espírito seja derramado é que sejamos um povo disposto a ter a visão do Senhor e a pagar o preço através da oração e jejum.

Se você tem sido impressionado pelo Espírito Santo ao ler estas palavras, certamente Deus o está preparando para a guerra! Ele o escolheu para realizar as mesmas obras de Jesus em sua geração e naturalmente isso só pode ser feito sob o poder do Espírito Santo. 
 
Se você deseja em seu coração tomar a "arma sobrenatural da oração e do jejum”, como parte integrante de seu "arsenal," então diga isso ao Senhor: "Assim seja, Senhor. Eu quero fazer parte de Seu propósito." Se você está disposto a pagar o preço de uma vida regular de oração e jejum você será capaz, na força do Senhor, de jogar por terra fortalezas, trazer vitória em sua vida em todos os aspectos e trazer libertação e liberdade aos cativos de sua geração. Sendo assim, diga ao Senhor: "Eis-me aqui Senhor, para onde Tu quiseres me enviar, irei”.

A sua resposta obediente ao Senhor é a mais temida e mais perigosa catástrofe que pode acontecer no império das trevas. O inimigo sabe que você com sua atitude transformará o perfil e o destino de sua cidade e, até mesmo de sua nação. 
 
O Senhor tem colocado em meu espírito o "encargo" de oração acerca de Sua obra a ser realizada entre os membros de Seu exército do fim: "Senhor Deus, eu posso ver os Seus anjos equipando este exercito com poderosas armas de guerra. Eu vejo também "tropas" de homens e mulheres posicionadas em diferentes lugares no mundo.

Senhor, libere a Sua unção agora. Libere a porção dobrada de Seu Espírito e toca-nos no mais profundo de nosso ser. "Permita que Seus filhos e filhas recebam unção e graça para orarem e jejuarem e que, a unção que o Senhor me tem dado, seja comunicada a todos aqueles que estão lendo estas palavras e fazem comigo esta oração agora.

"Senhor, eu posso ver o Seu exército marchando. Estamos marchando para tomar as cidades para Jesus. Estamos marchando para levar o nome do Senhor em todo o lugar, em todo o canto da terra: norte, sul, leste e oeste. O exército do Senhor está avançando e todo demônio se dobrará diante do nome de Nosso Senhor Jesus Cristo. Pai, nós nos comprometemos deste dia em diante em usar estas armas fielmente.

Senhor, eu oro para que os pastores e líderes de Seu exército vejam com clareza as suas responsabilidades. Coloque em seus corações, amado Deus, a divina sabedoria que eles precisam para guiar a porção de Seu exército confiada a eles. Desde já Senhor, obrigado pela total vitória que temos em Ti." “Tendo eu ouvido estas palavras, assentei-me, e chorei, e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus.” Neemias 1 :4. Note que Neemias estava “jejuando e orando”. O que significa jejuar? Significa não fazer uma refeição, com um propósito determinado e importante: concentrar a atenção em seu andar com Deus. 
 
Algumas pessoas jejuam um dia por semana. Outras um dia por mês. Outras ainda nunca jejuam. O interessante é que o jejum é mencionado com freqüência nas Escrituras. Quando nosso motivo é correto, quanta coisa podemos realizar com o Senhor, quando ocasionalmente poupamos o tempo de preparar, comer e arrumar a cozinha depois de uma refeição, e o investimos na oração de joelhos! Quanto maiores são as nossas responsabilidades, mais precisamos de tempo de meditação diante do Pai.
 
 
Espero que este post e os outros indicados possam ajudá-lo a crescer em sua vida com Deus.
 
Com amor, em Cristo Jesus,
 
Gerson Luiz Garcia e Lima
Pastor

 


contador

Newsletter

Assine a nossa newsletter: